Bem,depois de tanto procastinar,eu finalmente tomei vergonha na cara e decidi terminar de ler essa obra,e devo dizer,ela é...bem,vou explicar no decorrer da avaliação.
1 Ponto - A arte; A arte desta obra é bem identificável e bem constituída também,que significa que ela,embora exagerada muitas vezes,segue bem as regras do corpo humano. Nós não temos "super humanos",nós temos pessoas que extraíram o potencial máximo de seus físicos e habilidades,e eu gosto desse tipo de obra que não tem um negócio super exagerado e é um pouco mais realista nas técnicas e lutas,com elas sendo uma porradaria franca e épica. A arte,além de ser muito bem feita,também cai como uma luva nesse manhwa. O expressionismo dos personagens são muito bons e dá pra entender oque eles sentem e pensam ao os olhar no rosto,mas deve-se falar,no começo,a arte da obra não é lá tudo isso,pois era algo bem mais experimental e menos detalhado,apenas pra mais pro meio da obra(cap 20-30 pra frente) que ela fica realmente boa.
2 Ponto - A narrativa: A história é algo bem... méh. Não é a coisa mais original do mundo. É uma história de vingança onde o personagem principal sai moendo geral no soco,é algo simples que já vimos antes,mas que a grande maioria curte. Mas,conforme a obra ia decorrendo,eu sentia que...como dizer? Como se ela estivesse muito corrida,como se o foco nas lutas atrapalhasse o desenvolvimento de certos personagens,principalmente os secundários. Quando eles tem seus flashbacks de história e aqueles relacionados á eles "morrem" ou sofrem algo grave,eu não ligo,pois eu não conheço aquele personagem o bastante pra me importar com ele. Do meu ponto de vista,é quase como se Hectopascal buscasse ser um Lookism da vida,mas não entendesse exatamente oque faz Lookism ser tão único,e acaba errando em algumas coisas cruciais,mas não de uma forma que realmente estrague a história,ao menos pra mim.
3 Ponto - Construção de mundo; A construção de mundo é bem interessante até,pois,considerando esta a primeira(e até o momento única) obra do autor,ele faz um ótimo trabalho,nos deixando nos adaptar á tal local caótico que é o mundo em que nossos personagens vivem,e ao mesmo tempo desenvolver sua história. Como um escritor,eu sei o quão difícil isso é,e devo dizer,é admirável o trabalho do autor,mas por ser o mais simples até o momento,não se tem muito a se falar sobre.
4 Ponto - Personagens; Os personagens são complicados de se falar,alguns deles são MUITO melhores que outros,alguns tem motivações melhores que os outros e etc,mas vamos por partes. Do meu ponto de vista,é como se o autor tivesse seus personagens preferidos,e isso é notável em certos capítulos. Ás vezes parece que ele enrola demais na história de um personagem que o público não se importa muito e acaba passando rápido demais na história de um personagem muito importante pra história,como a garota da trupe principal,Choi Seohyun. A história dela,embora MUITO melhor que a do cara rico que eu nem lembro o nome que contratou o personagem principal,parece ter sido pensada ás pressas,que nem á do cara que eu falei agora,como se o autor não se importasse o bastante com eles para os tornar muito profundos nem empáticos para com o público,oque afetou bastante minha experiência como um escritor,masd não muito como leitor,e isso explicarei no ponto extra.
5 Ponto - Personagem principal; Vamos lá,Park Hanjun é um bom personagem principal? É difícil dizer. Embora ele seja sim aquele cuja história é focada,é como se faltasse algo nele,algo que fizesse com que eu verdadeiramente gostasse dele,como se o sentimento imposto em mim sobre ele fosse algo artificial. A melhor forma de explicar é aquela visita,conhecido ou primo distante que vem te ver do nada. Você sorri pra ele,o cumprimenta e vocês conversam,mas assim que ele vai embora,você não pensa mais nele,e se ele morresse,você iria no funeral mas não estaria necessariamente triste. É isso que sinto pelo Hanjun,ele é o personagem principal,mas parece que o autor escolheu por músculos ao invés de carisma nele, Não sabemos quase nada dele além de que ele é: bombado,porradeiro,impaciente e um gorila sem cérebro quando não se trata de combate,como se ele se resumisse á apenas oque nos é mostrado,sem nada mais nele.
Ponto extra - Lutas; Como compensação pela demora tremenda,irei falar sobre o ponto mais alto desse manhwa,as lutas. As lutas são realmente épicas,quando elas ocorrem,você fica na ponta da cadeira á cada quadro,e como a arte consegue passar muito bem o impacto de cada golpe junto da clareza do que está ocorrendo,seus olhos deslizam pela tela ao ler,além de que elas são muito bem coreografadas. O melhor exemplo que eu tenho seria uma cena de luta de Family Guy(pesquise no YouTube e me entenderá) ou John Wick de tão criativa e interessante que elas são. O autor sabe como criar uma antecipação para uma luta,oque foi uma das coisas que mais me prendeu ao ler a obra,mas que,infelizmente,também acaba por ser oque mais afeta a obra de forma negativa,pois eu sinto como se assistisse uma luta de UFC,eu não ligo pra quem são os lutadores ou porquê eles lutameu só quero ver a luta e ver se o cara pra quem eu torço vence.
Concluindo,Hectopascal,embora seja sim uma história boa(considerando ela uma primeira obra do autor),acaba por buscar ser algo mais no roteiro,mas sem perder o essencial e o foco dela,que são as lutas,mas que infelizmente falha nisso. Por ser um manhwa mais focado nas lutas,o autor parecia não saber ao certo como desenvolver melhor seus personagens e torná-los mais interessantes,ou como continuar a história de certo ponto e acabou se perdendo do foco principal da história. Embora a história seja o ponto mais fraco do manhwa,ela não é tão ruim como eu fiz parecer,foi feita de forma simples e sem muito pensar nela,então minha sugestão é desligar o cérebro e não pensar muito na história para melhor proveito do manhwa,pois a trufa deste são suas lutas,que estão realmente no nível de Lookism de qualidade. Para dar um fim,minha nota é:
8.5/10 Nota: As lutas e a arte compensam muito pela história,então dê uma chance.