Usogui - Vol. 15 Ch. 157 - Grito da Vida

HAHAHAHAHAHAHAHAH, que interessante! Nunca vi isso em toda a minha vida... Como eu havia dito, ele poderia ser ajudado por alguém de dentro — e, de fato, quase tudo o que eu citei aconteceu, mas de forma conjunta, heheheh.

Kaji, como eu comentei, estaria muito ansioso para jogar um jogo no estilo Usogui, mas como é contra esse porquinho, ele tem chances. Já que o porquinho quis jogar esse jogo, deve haver algum mecanismo que permita sobreviver. Aliás, o que mais comprova isso é o fato de ele querer que Kaji morra dentro do Touro.

Ainda não foi explicado como se vence esse jogo, então não há muito o que fazer além de esperar. Estarei ansioso pelo próximo capítulo, para aplicar o conhecimento de estratégia que adquiri ao longo desses meses de 2025.

Kaji foi salvo pela mulher que tem uma queda pelo velho e pela ameaça feita por ele. Acredito que ela escolheu o melhor caminho para ajudar Kaji indiretamente, sem se comprometer. No entanto, a ameaça ainda persiste. Imagino que, como ela sabe que Kaji é parceiro de Usogui, deva presumir que vencer o porquinho não será tão difícil para ele.

Hmmm, parando pra pensar agora, Kaji parece ter subestimado seus inimigos. Ele fez apenas uma estratégia para o caso de tudo dar errado. Ignorou a regra dos gênios: "Trate seus inimigos como deuses da guerra". Pelo jeito, não fez muitos cálculos e cometeu um erro grave ao desconsiderar um dos princípios de Sun Tzu, o que acabou levando a essa situação — entrou em guerra sem conhecer seus inimigos. Parece até Marcus Licinius Crassus enfrentando o Império Parta. Estava confiante demais, mas não ajustou seus objetivos aos seus meios.

Aliás, os cálculos servem para deixar os estrategistas mais confortáveis diante de uma situação, mas não devemos nos apegar a eles. Como Mike Tyson disse: "Todo mundo tem um plano até tomar um soco na cara". Por isso, conhecer a si mesmo é a chave. Lao Tsé, Sun Tzu e tantas outras figuras já falaram sobre isso.

Users who are viewing this thread