Era óbvio que o Momoshiki não lutaria a favor dos mocinhos como alguns esperavam, mas não achei que ele ficaria como espectador nessa luta. Ele acordou no capítulo anterior, o que significa que nesse capítulo ele ficou apenas assistindo e permitiu que Isshiki fosse morto de propósito. Eu acho que ele não está do lado de ninguém, apenas dele mesmo.
Olha, eu realmente quero acreditar que Sasuke tenha antecipado esse ataque com um clone das sombras, mesmo o mangá deixando a impressão de que ele foi pego com a guarda baixa. Afinal ele não gastou chakra nessa luta (praticamente nem lutou). Ele deve estar com a barrinha de chakra no máximo e fala sério galera, SASUKE É UM NINJA SENSORIAL!! Ele sabe a posição de todo mundo alí, ele notaria alguém se aproximando dele, sem contar que ele foi pro campo de batalha sabendo que o Momoshiki iria aparecer. Eu me nego a acreditar que ele tenha sido nerfado a esse ponto. Deve ser uma trolagem do autor para atrair leitores e nos deixar ansiosos pro próximo capítulo.
Caso contrário, sem o rinnegan e nerfado daquele jeito, ele conseguiu ficar mais inútil que a Sakura!
Mesmo que de alguma forma derrotem Momoshiki, eles terão que voltar para Konoha a pé, já que o jutsu de espaço-tempo depende do Rinnegan (isso considerando que eles estejam no planeta Terra, porque não se sabe a localização daquele cenário).
A menos que...
Quando Madara foi revivido, ele perdeu os dois olhos e mesmo assim foi capaz de usar o Susanoo. Isso na época gerou uma teoria de que os olhos servem apenas como uma "chave" para despertar (ou desbloquear) os poderes, e depois de despertos, os poderes não dependem mais dos olhos para serem usados. É óbvio que jutsus como Amaterasu, Honoikazuchi e Genjutsus dependem 100% dos olhos para serem usados, mas não há nada que indique que o Ame no Tejikara sofra com essa limitação, assim como chibaku tensei, shinra tensei, entre outros. Se isso estiver certo, Sasuke poderia usar certos jutsus do Rinnegan sem ter o Rinnegan.
Mas uma postagem do autor no twitter me deixa preocupado quanto a isso ser possível.