Well, Tsuki Mangás went out, so i think i'll have to release my avaliation here. It's in portuguese, so probably no one will understand, but whatever.
1 Ponto - Arte; A arte é,de forma simples,surreal. Ela é algo que consegue ser,ao mesmo que realista,muito fantasioso e característico do autor. Os cenários desenhados sempre possuem detalhes ridículos de tão bonitos que são,e os personagens,TODOS,tem um design único,e quando digo todos,é todos mesmo,tem um arco em que um monte de figurante de uma gangue aparece e todos eles tem designs únicos e chamativos,sendo que eles quase não aparecem,e se aparecem,aparecem em um quadro e depois somem. Isso mostra o quanto o autor é desgraçadamente dedicado á esse mangá,porque os cenários são simplesmente espetaculares,quase uma foto em preto e branco,os personagens tem designs ridiculamente bons e bem feitos,demonstrando em seus designs características da personalidade do personagem muitas vezes sem nem ser exagerado,e esse mangá ainda é SEMANAL,não mensal,semanal,e como alguém que já tentou desenhar,escrever e animar,eu sei bem o quão trabalhoso é pra fazer algo mais ou menos num período longo,então pro autor estar fazendo uma arte desse nível num mangá semanal,só tem uma explicação: macumba,porque esse desgraçado consegue fazer quadros duplos ridiculamente grandes e detalhados,chega a ser frustante o fato de eu não poder dar um beijo na boca desse homem(lá ele).
2 Ponto - Narrativa; A narrativa é doida demais,e isso é muito bom! A narrativa é totalmente desvincilhada do comum,é sobre aliens e youkais e sobre gente lutando contra esses aliens,mas aí tem um monte de coisa doida que eu não vou falar pra não dar spoiler. A narrativa é provavelmente um dos pontos mais altos desse mangá,sendo que ela é tão bem desenvolvida durante seus arcos que parece que você não está lendo um mangá,mas sim participando da história como um personagem. A história se desenrola de uma forma tão natural que assusta,você nunca fica perdido durante os eventos dos arcos,pois um arco leva para outro arco,e oque aconteceu antes será relevante depois,além da história ser totalmente imprevisível,não tem como você prever oque vai acontecer nessa história porque o autor fumou um banza do tamanho de uma árvore enquanto escrevia essa maravilha.
3 Ponto - Construção de mundo; O mundo de Dandadan é caótico,de forma simples. De forma simplificada,existem youkais,que são fantasmas,e aliens. Os aliens e os youkais funcionam de forma semelhante á primeira vista,só que conforme o mangá vai avançando,vão surgindo mais e mais criaturas diferentes que funcionam de forma totalmente diferente,além de que existem muitos conceitos interessantíssimos nesse mangá que são explorados com precisão,sendo essa a forma com a qual eles ficam mais e mais fortes,nunca sendo algo tirado do rabo ou forçado,sempre sendo desenvolvido e explicado de forma que entendamos como funciona e como os personagens ficaram mais fortes. O mundo é algo muito bem construído,pois se baseia em lendas folclóricas do mundo real e a ideia de aliens existem,e embora a ideia do mundo seja simples,é muito bem explorada.
4 Ponto - Personagens secundários; Bem,esse aqui vai ser fácil. Todos os personagens são gostáveis. Todos os personagens,mesmo que secundários,tem uma ideia muito boa por trás e tem uma personalidade gostável. O autor é mestre em fazer um desenvolvimento rápido que é muito bom,como é visto várias vezes no mangá,principalmente no mini arco em relação á uma das personagens principais da obra,que sinceramente me fez me emocionar um pouquinho,e o final dela foi ainda mais emocionante. Em suma,todos os personagens tem personalidades carismáticas,alguns podem acabar por ser um pouco irritantes ás vezes,mas eles são muito gostáveis.
5 Ponto - Personagem principal; Nosso querido Okarun é o personagem que mais sofreu na história dos animes,pois ele teve seu pau e suas bolas roubadas. Okarun é um personagem que,ao mesmo tempo que se sabe muito dele,não se sabe nada,e isso não é ruim,pelo contrário,é bom pois abre margem para maior desenvolvimento dele. Okarun se consolidou como um personagem que,no começo era apenas um solitário que nem conseguia olhar nos olhos de uma garota enquanto conversava,mas conforme a história avança,ele vai evoluindo de forma gradual,seja de força,seja de personalidade,e ele é simplismente muito bem escrito. Nós conseguimos entender como o Okarun se sente e como ele pensa,pois ele pensa como uma pessoa pensa,ele tem medos,perguntas,desejos e vontades,oque o torna muito humano por si só,e outra coisa que o ajuda a se desenvolver é seu relacionamento com a Ayase,que é simplesmente a coisa mais fofa que eu vi nos últimos tempos. Um ajuda o outro a crescer,e isso é notável em muitos acontecimentos da obra,como o tanto que eles se importam um com o outro. O relacionamento deles é algo orgânico,nada é forçado e ele se desenrola sozinho,eles brigam,fazem as pazes,conversam,riem,se desentendem e ficam tristes,e isso é oque os torna tão marcantes,o quanto eles são humanos nessa obra.
E para uma nota final,é:10/10
Nota: Esse é provavelmente um dos melhores mangás lançados nos últimos tempos,tudo nele é praticamente perfeito,seja a arte,a história,personagens ou o mundo,tudo nele é feito com muito cuidado e com muito empenho de quem o fez. Ele te faz rir,chorar,odiar e sorrir,as vezes no mesmo capítulo,então não hesite em ler essa obra de arte contemporânea.