Antes de comentar sobre o capítulo, vamos abordar o elefante na sala.
O MangaDex vai transferir, em breve, sua gestão ao NamiComi do Reino Unido e provavelmente se tornará um site oficial, como a Crunchyroll. Isso significa que apenas obras licenciadas poderão permanecer online, o que deixa muitíssimo provável que outra deleção em massa aconteça a qualquer momento, como aquela do ano passado. Isso incluiria nosso amado Goblin Slayer, claro.
Aqueles que têm Discord já devem estar cientes, mas nos últimos dois dias, várias das scans brasileiras têm migrado do MD para o Sakura, WeebDex, sites próprios ou outros agregadores nacionais. Naturalmente, Sakura seria minha primeira opção visto que Comick deixou de existir como agregador, mas no momento a administração do site pede grupo no próprio MD e servidor de Discord como requisitos para se registrar uma scan ali. Nada disso é de meu interesse. Pode ser que isso mude em algum ponto depois que o MD não mais ser nossa “casa”, por assim dizer, mas por enquanto é isso.
Nenhuma scan brasileira se anima muito a traduzir os mangás de Goblin Slayer porque, pelo que imagino, sua publicadora é particularmente chata com fã-traduções. Esse pode ter sido um dos motivos pelos quais Gekkou e Subferia não levaram adiante seus trabalhos, creio eu. Por isso uma melhor opção (minha opinião) seria a tradução solo, e por isso tenho pegado essas batatas quentes pra fazer desde o início do ano passado, junto com este outro mangá.
Por que essa parede de texto? Porque não sei exatamente o que fazer. Quer dizer, tenho uma vaga ideia, mas nada certo. Não tenho tanto contato assim com outros tradutores solo pra ver o que essa cambada pretende. O importante é deixar a rapaziada ciente do que pode acontecer em breve, e ninguém ser pego de surpresa. Os capítulos podem ser deletados a qualquer momento. Façam backup de suas obras favoritas. Evitem divulgar links diretos dos seus agregadores favoritos.
Also, minhas traduções não vão parar.
“Mas ainda sou inexperiente. Ainda jovem... E ainda fraca.” — Sacerdotisa, aventureira aprendiz
“Ainda inexperiente. O grupo não é experimentado. O caminho é longo, e os monstros são temíveis.” — Capitão, futuro Herói rank Ouro
Confesso que eu tava com um pouco de medo sobre se o mangaká conseguiria transmitir a atmosfera sombria e apocalíptica da Cidade Fortaleza e da Masmorra dos Mortos nas prequels e novel, mas, olha, ele tá de parabéns. A arte ficou bem macabra.
Não ficou bem descrito porque o mangá parece estar rushando pra alcançar o anime, mas a Alta Elfa Arqueira enxergou
uma placa escrita “NOSA CIDDE” escrita em sangue por aquele telescópio. Os goblins tomaram a cidade e por consequência a Dungeon. Eu queria ter visto mais da cidade, confesso, mas a arte da Dungeon em si compensou e muito.
As páginas ~16 e 18 são cópias exatas de duas páginas
do capítulo 5 de The Singing Death. Nossos protagonistas estão basicamente entrando em uma área late-game, o epicentro de grande parte das tragédias de muitos dos personagens da obra.
Bom, é isso. Boa leitura e bom final de semana a todos.