Acho que o objetivo da história é ser o mais realista possível sobre a dificuldade de uma pessoa com deficiência de se relacionar. Em alguns pontos, é muito difícil continuar lendo porque parece errado ver aquilo. As coisas para Shouko e sua família foram particularmente complicadas, claro. Nem toda pessoa surda vai enfrentar esse monte de problemas desde a rejeição familiar tão intensa. Eu queria muito dar na cara da Ueno toda vez que ela fazia alguma coisa com a Shouko, mas entendo que também faz parte. Algumas relações são difíceis mesmo e nem todos vão gostar da protagonista, sendo ela PcD ou não. Aí está também a questão da rivalidade feminina. No mais, é uma história dolorosa de se ler, porém, gratificante ver uma obra tão fora da curva mostrando uma realidade crua. O que eu mais esperava ver aqui, que não vi no filme, era um desenvolvimento amoroso de pelo menos uma declaração mútua. Isso me decepcionou muito. Sei que fica implícita a possibilidade de eles ficarem juntos, mas não custava um fechamento 😭😭😭.