Agora que o arco de Cheonlyang acabou(veja os outros cap em outro site),eu vou analisar.
1 Ponto - A arte; Bem,esse é um tema um tanto polêmico,pois minha opinião provavelmente é impopular,mas...a arte de Lookism sempre foi boa! Espera,tira essa mão do botão de enviar! Deixa eu explicar. A arte de Lookism sempre foi única e diferente,mesmo no início,onde ela era mais "feia",mas ela era realmente memorável,ficando presa na sua cabeça,e ela também tinha uma melhora constante que era notável,oque,para mim,foi uma das principais coisas que me prendeu na história: A evolução da arte. Atualmente,a arte não precisa ser comentada,está simplesmente linda,épica,foda e muito bem feita,a forma com que os corpos,designs e expressões dos personagens são feitas é sem dúvida muito superior á muitos manhwas por aí,tornando Lookism um dos melhores manhwas no quesito visual, claro,logo atrás de "My mom married with a contract" e "Her summon",mas aí não tem competição,a arte desses dois últimos são praticamente pinturas á oleo.
2 Ponto - Narrativa; A narrativa também é...difícil de descrever,no começo,ela é apenas um drama escolar adolescente comum,sobre aparências e dinheiro,e tirando o mistérios dos dois corpos do personagem principal,era uma obra bem mais "pé no chão",mas conforme foi avançando,foi escalonando cada vez mais e mais,pro ponto em que um cara que parece um pai de família que também é chefe da yakuza é na verdade um estudante do 9 ano do fundamental. Mas essa escalonação não ocorre do nada,ela é de pouco em pouco,dá pra ver e entender como chegou á tal ponto,e dá pra ver que aquele negócio que aconteceu lá atrás influenciou naquilo ali e etc. Oque eu quero dizer é que,embora com o tempo fique mais surreal,também possui sua parcela de realismo com as artes marciais e possui um avanço e escalonação de história satisfatório,mas que acaba tendo vários arcos que são puláveis no início,mas que,se você não ler,mais pra frente na história vai ficar quebrando a cabeça tentando entender oque está acontecendo e por que tal personagem fez isso,minha recomendação é ler a obra por completo,sem pular nada,acredite,você não vai se arrepender,embora alguns arcos possam ser desnecessários,eles são muito bons e muito bem construídos,além de expandirem o universo PTJ e desenvolverem muito mais os personagens secundários.
3 Ponto - Construção de mundo; A construção de mundo é surreal,ela é muito bem feita,pois como o autor não possui apenas uma obra,mas sim várias,com elas sendo do mesmo universo,ele tem mais liberdade criativa para adicionar conceitos,mostrar tramas e construir o seu mundo. Em Lookism,How to Fight ou até Quest Supremacy,você sabe que oque você tá vendo não é tudo,a todo momento tá acontecendo algo com algum personagem sem que saibamos,e isso ocorre de forma natural,como se os personagens tivessem livre arbítrio e agissem por eles mesmos,isso mostra uma ótima escrita da parte do Park Tae Joon.
4 Ponto - Personagens; Certo,esse aqui vai ser especial. Lookism gosta muito,mas tipo assim,MUITO mesmo de focar em personagem secundário,tipo,acabamos de sair de um arco que mostrava como era a vida de um valentão que antes era praticamente um alívio cômico,e embora isso possa incomodar certas pessoas,pra mim é diferente. Eu gosto disso,pois é uma forma diferente de abordar seus personagens sem que o personagem principal entre no meio,oque faz com que esses personagens secundários se tornem protagonista,movimentando a história pra frente com as suas ações,mesmo quando o personagem principal não está presente. Muitos, pra não dizer todos, personagens apresentados são desenvolvidos em seus mini-arcos ou até mesmo arcos completos,que não só desenvolvem o personagem em si,mas também expande o mundo em que eles estão,e eles também são muito bem desenvolvidos,nos fazendo ver que eles são muito mais do que eles aparentavam ser lá no começo da obra.
5 Ponto - Personagem principal; Certo,tenho que parar de começar com "certo" todo tópico. Nosso querido personagem principal, Park Hyung-Suk/Daniel Park é...como posso dizer? Um cabaço,resumidamente. Mas isso é só no começo da obra, e, embora ele tenha uma evolução de personagem bem lenta devido aos vários arcos de personagens secundários,ele tem sim uma evolução,com ele aprendendo que até ele, a pessoa que mais sofreu com aparencias antes, julgava os outros pelas aparências, e notando os sacrifícios que sua mãe fazia por ele,além de finalmente superar seu medo de seu valentão pelo bem maior.
Concluindo, embora Lookism possa sim ser muito dropável no começo devido á história ser lenta e não acontecer nada,além da arte ser um tanto quanto feia, insista,você não vai se arrepender. Outra sugestão é dar uma olhada nas outras obras do autor,caso deseje ter uma experiência mais completa. Bem,minha nota final é:
10/10. Nota: Uma ótima obra,com uma ótima arte,com muitos personagens incríveis e memoráveis,com histórias marcantes e cenas impactantes. Isso é Lookism.
Gerente Kim solava geral nesse verso,mas quando apareceu foi nerfado pra krl,junto do Dogyu e do Goo,não aceitou a verdade? Aí tu dorme sem coberta e sem sono.