Uma possibilidade que me passou a cabeça é que de fato, como alguns disseram em diversos comentários, Donovan tem também a capacidade de leitura das mentes baseado nos mesmos testes de guerra sofridos por Anya. Anya foi o "teste" para depois ser aplicado no Donovan. Aí por isso vem a seguinte condição em mente:
- Melinda teme Donovan por isso (pois deve saber ou ao menos desconfiar - por isso o "alien").
- Donovan leu a mente do Twilight no dia do encontro forjado pelo segundo. E provavelmente está agindo desde então de forma a "brincar" com os Forger, ou ao menos com o Twilight (depende de quanto a capacidade de "leitura" Donovan tem).
- A partir daí, depende muito do próprio Twilight interpretar a situação. Até então, ele não sabe de Anya, apesar das desconfianças que ele tem pois ele sabe que ao menos Anya "consegue ler as condições do ambiente", algo que mesmo o próprio espião já sabe por experiência.
Dado que Spy x Family já deixou claro que uma das punchlines é que Twilight tem uma espécie de "sorte" ao redor dele, em algum momento meio que caí no colo dele a ideia de "leitura de mentes", o que provavelmente também será um dos climax da série. Imaginará (ou descobrirá) sobre a Anya e pensará um monte de coisa sobre a Anya para depois pensar "ela nunca me fez um mal por querer ou tinha a intenção de prejudicar a mim e a operação, pelo contrário, ela sempre quis ajudar a operação, até porque a única intenção "egoísta" dela era ter uma família.". A partir daí a história desenrola.