O olhar da mãe do Watanabe é o olhar do instinto materno de uma mulher que sabe que seu filho provavelmente vai morrer, que é bem provável que ele não voltará para casa, que aquela é a última vez que ela o verá. Ela sabe de algo, mas não pode deduzir o que exatamente; mas é uma guerra, então, é imaginável. Mesmo assim, é um olhar triste. Claro, ele é o nosso protagonista e eu tenho a leve impressão de que ele não vai morrer, de alguma forma. Algo vai acontecer antes dele conseguir se explodir num Kaiten. Ou pelo menos é o que eu imagino. Seja como for, não muda o fato de que pode ser que eles nunca mais se vejam.
Ademais, temos que pensar que a pessoa volta para casa, apenas para se despedir no dia seguinte, é bem estranho – é literalmente como uma despedida. Como alguém que está indo dar o último adeus.
Por fim, o sofrimento do Sekiguchi é bem considerável. "Por que que eu estou morrendo?" é uma consideração, pois ele não terá nada a deixar para sua família depois que morrer. Sua morte não vai levar a lugar nenhum, pois ela não vai dar um fim a Guerra; muito pelo contrário, supostamente apenas a prolongará. Então, o que escrever? Uma carta de despedida? Um pedido de desculpas? Um testamento sobre a futilidade desta guerra? Não há nada... É amplamente triste.
Obrigado pelo capítulo, sr. Nold, sr. Gabriel e sr./a Yu, e à todos os envolvidos!